Cerebração

terça-feira, 17 de abril de 2007

Luiz e Lula

Lula, metalúrgico aposentado por invalidez. Dedicou a vida aos palanques, a política, ao povo. Queria se tornar presidente. Dizia que lutaria por um país mais justo, mais igual, com mais educação, saúde e oportunidades para todos. Encontrou no partido dos trabalhadores sua casa, seu ideal e, porque não, sua oportunidade, seu trampolim. Depois de anos quase incontáveis batalhando finalmente chegou lá: era presidente do Brasil.

É importante observar que o PT sempre disse que faria uma revolução na educação e na saúde pública do País. Também vale destacar que foi baseado nessas premissas que lula construiu sua eleição. O povo esperava de Lula algo diferente dos outros políticos, o povo realmente acreditava nele. Porém, o que se vê hoje no segundo mandato do presidente é completamente diferente. O antigo militante parece ter se transformado num FHC com barba, afinal, faz de sua administração alho quase idêntico ao governo anterior. Parece que a ideologia petista foi levada embora da mente do presidente.

Depois de anos gritando pelos palanques da vida, Lula, finalmente, chega ao poder para fazer o contrário do que sempre pregou. Contudo, é fundamental perceber que foram os ideais esquerdistas que o fizeram chegar ao poder. É fundamental perceber que governando como governa, Lula dá as costas ao povo e passa a ser Luiz Inácio. Governando dessa forma, o metalúrgico, petista dos palanques passa a ser engravatado, tucano de direita. Dessa forma, toda a história a bela história da vida de nosso presidente é jogada no lixo. Por isso, é preciso mudar. É preciso voltar a ser Lula, voltar a ser PT. Voltar a ser povo e, acima de tudo, voltar a ser Brasil.

11 Comments:

  • é, isso é um pouco de uma triste verdade...
    "O povo esperava de Lula algo diferente dos outros políticos, o povo realmente acreditava nele."
    realmente, o PT decepcionou muita gente que acreditava na força da esquerda brasileira.
    mas hoje a gente vê que ideologia política no Brasil não existe. Aliás, existe sim, só não é cumprida...

    o PSOL parece vir pra quebrar um pouco isso, vem se mostrando um partido compromissado, mas não podemos julgar por agora...é um partido novato, e vai saber o que acontecerá daqui a 20 anos, ou quem sabe quando eles chegarem ao poder (se chegarem)?

    mas pra fechar esse comentário e até pra explicar alguns dos meus pensamentos que já explicitei em outras oportunidades, pra mim uma coisa é fato: antes um Partido "dos Trabalhadores" do que um Partido "Social Democrata Brasileiro".

    é mais ou menos por aí...
    ps: esse post pode dar uma bela discussão!
    obaaaa!
    :D

    By Blogger Rodrigo, at ter. abr. 17, 10:35:00 PM  

  • Chamar o Lula de FHC de barba faz algum sentido, especialmente analisando-se a politica economica do pais. Mas cabe pontuar algumas diferencas fundamentais, de conteudo ideologico, como por exemplo a politica externa e a opcao por nao privatizacao do servico publico.

    Talvez a debilidade da consciencia politica no brasil impediu q Lula e o PT se abracassem ao movimentos sociais (CUT,UNE,MST) pra provocar um governo de transformacao do pais, de reforma social e politica. E ai cabe observar a disputa interna de poder no PT e os rumos dados pelo Campo Majoritario comandado por Dirceu, priorizando a disputa institucional.

    Estava claro, desde a Carta ao Povo Brasileiro- lancada meses antes da eleicao- que esse governo nao seria AQUELE governo do PT q muitos esperavam ha tanto tempo. Mesmo assim, a frustracao foi enorme.

    Acredito que o governo Lula esteja sendo um dos melhores que o Brasil ja teve, tanto por dar ALGUMA importancia aos mais pobres quanto pelo valor simbolico de sua eleicao. Mas ser o melhor num pais historicamente governado por oligarcas, nao necessariamente quer dizer muita coisa. A decepcao eh grande... ainda que reste o consolo de nao estar sendo mais governado por tucanos...

    By Blogger Vitor Taveira, at qua. abr. 18, 10:35:00 AM  

  • essa familia é inteligente demais!
    aheiaheahieahae

    concordo com quase tudo aí tb..
    realmente em termos de política economica o governo Lula vem se mostrando bem semelhante ao do FHC..
    então, como ela vinha parecida, o que pesou mais na decisão do meu voto no Lula foram exatamente a política externa, a maior preocupação social (que praticamente inexistiu nos governos tucanos), e a não-tara por privatizações.

    By Blogger Rodrigo, at qua. abr. 18, 11:49:00 AM  

  • Celebre futuro jornalista,
    Ser um dos melhores governos que o Brasil já teve, é alguma coisa, mas é alguma coisa que nao vale muita coisa. E voce concorda comigo.

    Que importancia o governo Lula tem dado aos pobres, o bolsa familia? Desculpe minha ignorancia sobre o assunto.

    Devo dizer que a questao do mensalado poderia ser debatida aqui também, mas peço que atirem a primeira pedra.

    By Blogger Lucas, at qua. abr. 18, 09:11:00 PM  

  • aiai

    O LULLA não passa de uma marionete nas maos dos outros. É incapaz de fazer um unico discurso descente sem varias pessoas por tras(como aconteceu na coletiva q ele deu na epoca do mensalao.......ele leu bastante!)

    A MULLA conseguiu uma boa politica externa, em parte, graças ao otimo momento internacional. Não me lembro de nenhum 11 de setembro, crise asiatica ou outros momentos q conturbaram a economia internacional.

    Agora, o pior eh ver aquela coisa falando q ELE conseguiu a auto-suficiencia em petroleo, ELE baixou o Dollar, ELE criou os programas socias, ELE...

    Nao quero aqui gerar brigas politicas, apenas tirar esse ENDEUSAMENTO do nosso Presidente ELEITO - por isso merece o nosso respeito - Luis Inácio Lulla da Silva

    *nao me contive e botei o segundo "elle" no final

    By Anonymous Anônimo, at qui. abr. 19, 06:19:00 PM  

  • mas o objetivo É gerar brigas políticas...

    By Blogger Rodrigo, at qui. abr. 19, 06:50:00 PM  

  • De fato a situaçao do mensalao é, no minimo, curiosa.

    O Lula jura nao saber de nada, duvido.
    Mas, se realmente nao sabe, é incompetente por nao saber.

    Engraçado.

    By Blogger Lucas, at qui. abr. 19, 09:27:00 PM  

  • assunto mensalão já encheu taaaaanto o saco...

    mas ok,
    eu acho mesmo é que o Lula deu muito azar de isso ter vindo à tona no governo dele. Foi um grande azar. E também um pouco de culpa do grande Bob Jeff
    hehehe

    mas se o "maquiavélico mensalão" não tivesse estourado no mandato de Lula, hoje nós teríamos um INCONTESTÁVEL melhor-governo-pós-era-militar.
    disso eu não tenho a menor dúvida!

    A classe média não teria se rebelado tanto assim nas eleições do ano passado, e Lula teria se reeleito tranquilamente com uns 75, 80% dos votos..

    By Blogger Rodrigo, at qui. abr. 19, 09:34:00 PM  

  • "maquiavélico mensalão"

    Expressao usada incorretamente

    eh melhor vc ler maquiavel para conhece-lo um pouco melhor.

    E estremamente equivocado utilizar expressao maquiavelica, pois Niccolo Machiavelli foi interpretado erroneamente durante seculos, e hoje começa a perceber suas ideias.

    E quanto a celebre frase "os fins justificam os meios" nao se sabe ao certo se a autoria eh dele

    Sem mais,

    Gustavo Miguez

    By Anonymous Anônimo, at sáb. abr. 21, 02:41:00 PM  

  • eu realmente acho que, ao usar aspas, a pessoa tenta tirar um pouco da literalidade da expressão ou da palavra.
    esse, pelo menos é o meu objetivo.

    ah, e eu já tava sabendo que vc leu "O Príncipe" lá na FDV...

    e outra, legal ver que vc parece também achar que, se não fosse o "aloprado mensalão", o governo Lula incontestávelmente seria o melhor governo pós-era militar.
    ps: mas eu ainda acho que o mensalão tem naturalmente um aspecto meio maquiavélio, no que diz respeito ao "os fins justificam os meios".

    By Blogger Rodrigo, at sáb. abr. 21, 03:10:00 PM  

  • Subestimar a capacidade do Lula pode ser um erro..
    Cair nesse engodo criado pelas classes medias de que quem ano tem um diploma eh burro e esquecer a historia de fato.

    Lula representava a principal lideranca entre os 140 mil metalurgicos q cruzaram os bracos em greve em plena ditadura militar.
    E em toda sua vida desde entao Lula sempre foi uma lideranca politica e sempre foi sua a palavra final.
    Nao sei em que voce se baseia nas declaracoes, eu me baseio em tudo q ja li sobre pessoas q estiveram ao lado do Lula ao longo de boa parte de sua militancia politica, desde sindicalista ateh presidente da republica, como o Frei Betto, Ricardo Kotscho e outros mais ou menos famosos.

    Nao eh um grande academico, como FHC (que alias fez tudo tao diferente do q escreveu), mas a habilidade politica de Lula eh inegavel, ele fala a lingua do povo. Isso doi a classe media, mas o cara tem seus meritos. Acho essa tentativa de desmoralizacao do presidente uma argumentacao bastante pobre e simplista.

    Discutir governo Lula eh mais produtivo. E ai eu tambem quero bater... mas pela esquerda, por favor!

    By Blogger Vitor Taveira, at sáb. abr. 21, 04:04:00 PM  

Postar um comentário

<< Home