Cerebração

sábado, 21 de abril de 2007

Garotos-propaganda

Eu amo a TV brasileira, quase nenhum programa gringo me faz rir tanto. Lógico que não propositalmente... tirando a Grande Família e os Normais, 90% dos nossos programa de comédia são um lixo. O engraçado é justamente o que é feito aqui com a pretensão de ser sério.
Por exemplo: horário político. JURO que está entre meus programas preferidos, às vezes até choro de rir com as figuras que aparecem... Walter Maciel, Godofredo, Bracinho, Terezinha, Chica Chiclete, Sônia Santos e qualquer outro candidato do PCO... os outros viciados de plantão aí sabem bem de quem eu tô falando, hehehe. Pra minha infelicidade, estamos fora da época de eleição, mas mesmo assim os políticos, como todo bom humorista, não perdem a chance de fazer uma piada.
Estou eu vendo TV esses dias quando começa uma propaganda do PTB, com um discurso sobre a seriedade e dignadade do partido, e sei lá mais o quê, que eu nem consegui prestar atenção, e adivinha com quem falando? Ele mesmo, nosso ídolo: Bob Jeff! (Roberto Jefferson, pros não-íntimos). Enfim, acabou a propaganda, recomeçou a novela (hora de mudar de canal), eu já me c... defecando de rir, troco de canal, e o que me aparece: a MESMA propaganda, - provavelmente - o MESMO discurso, mas dessa vez com o nosso querido Fernando Collor! Ah, eu não aguento, esses caras me matam! Depois dessa, o "Minha Nada Mole Vida" quase perdeu a graça (só a Aline Moraes de toalha pra salvar!).
Mas eu nem sei por que eu dou risada. Pensando bem, isso é até triste: acho que mais da metade das risadas que eu dou assistindo a canais brasileiros são do quão ridículos ou mal-feitos são os nossos programas.
Sério, alguém já parou pra prestar atenção nos diálogos de uma novela? Como as falas e os acontecimentos são totalmente fora da realidade, tipo quando alguém aparece falando sozinho coisas do tipo "ah, aquele homem me roubou... Aquele canalha! Mas eu não vou deixar barato... Ele vai me pagar...!", ou ainda um rapaz aparecendo numa lanchonete pedindo emprego e sendo aceito na hora pela garçonete. Fala sério... E os enredos repetitivos? E o caráter maniqueísta dos personagens? É, porque todo mundo é sempre "do bem" ou "do mal", né, tipo a Alessandra Negrini (Deus seja louvado!) interpretando a gêmea boazinha e a malvada (aliás, alguém consegue se lembrar de algum par de gêmeos de novela que não fosse assim?). Ainda bem que os autores pelo menos admitem (discretamente) a falta de qualidade das novelas, fazendo uso do mesmo meio que todo programa ridículo faz: o apelo sexual.
Qualquer um que assistir com um pouco mais de atenção deve perceber o quão mal-feitos e fora da realidade esses programas são. Acho que a gente não repara nisso porque já nasce vendo novela na casa da vovó e acaba acostumando com esse tipo de linguagem. Talvez uma pessoa já "vivida" que assistisse a uma novela pela primeira vez desse mais risada do que eu...
Mas enfim, e daí que é ruim, né... não quer assisir, não assiste... só me irrita ter que tirar dos Simpsons pra ver "páginas da vida", ou ter que "sobrar" nas conversas como "aquele Carlos Daniel, ele é um... um crápula, né, aquilo não se faz, menina...!".
Então, o texto tá grande, já, né, pra quem leu até aqui, obrigado, e... se fudeu, hehehe. Deixa eu ir lá que tenho que ver o Profet... digo, fazer outras coisas aí...
A propósito... Gustavo, muito prazer! Acostumem.

3 Comments:

  • esse aí é o Ghost!
    também conhecido como Gustavo..

    a mais nova aquisição da equipe do Cerebração, ele chega como promessa pra ajudar o time a se reerguer, e tudo isso sem receber salários astronomicos!

    By Blogger Rodrigo, at dom. abr. 22, 01:55:00 AM  

  • como assim, "sem receber salarios astronomicos"? e aquele que a gente combinou?

    cartola é tudo fdp mesmo...

    By Blogger Gustavo, at dom. abr. 22, 07:02:00 PM  

  • Aí, manero o post, valeu ter lido até o final.

    E quanto às coisas sem-noção da nossa grade televisiva (o Roberto Jeferson defendendo os direitos do trabalhador é a piada do século!)
    ... a graça das coisas está nas tosqueiras, rs!

    É rir pra não chorar! Mas hein, O Profeta é clássico, rs. Já a Alessandra Negrini e as gêmeas lá, até que a supostamente má não é tão má assim...(é claro que eu só vi a novela "trocando de canal"...)

    By Blogger leticia goncalves, at dom. abr. 29, 09:51:00 PM  

Postar um comentário

<< Home