Cerebração

domingo, 13 de maio de 2007

Acho que esse papa também é pop!


Por mais que a maioria das pessoas não queira dar razão aos grandes Engenheiros do Hawaii, acho que eles estavam, estão, e sempre estarão certos em relação a essa frase: o papa realmente é pop!

Nessa semana recebemos a ilustre visita de Joseph Ratzinger, também conhecido por aí como Bento XVI...e o que se pôde ver foi uma mobilização e uma concentração de atenções que foge do comum.
Ratzinger é alemão, figura até então aparentemente “durona” apesar da natural debilidade devido a idade, mas acho que mudou um pouco essa imagem para nós, brasileiros. Seu carisma não se compara com o de João Paulo II (o primeiro e verdadeiro papa-pop), mas o alemão, apontado como ultra-conservador e até como ligado ao exército nazista quando jovem, mostrou que um verdadeiro Sumo-Pontífice tem a obrigação de estar sempre sorrindo, calmo, na paz. É impressionante como a imagem deles, frágeis velhinhos, sempre passa aquela sensação de paz e tranqüilidade...parece até que escolhem frágeis velhinhos de propósito.


Mas analisemos os efeitos da visita do maior representante da Igreja Católica ao nosso país. Primeiro, em relação à própria Igreja Católica: particularmente eu acho que foi uma iniciativa acertadíssima, para tentar reverter aqui no Brasil (o principal foco) e na América Latina como um todo, essa tendência de “descatolização” que vem crescendo consideravelmente...isso porque, neste nosso mundo moderno, ágil, globalizado e banalizado, ter que seguir as doutrinas de uma entidade com postura tão conservadora, que condena o uso da camisinha, o sexo antes do casamento, e etc, não parece mais tão atrativo, sobretudo aos jovens.


Segundo, em relação à economia do país: que maravilha! Imagine como nesse exato momento estão felizes os comerciantes de Aparecida...e quantos e quantos gringos vieram à nossa terra só pra ver o papa, e acabaram por deixar algum dinheiro por aqui também...bom pra gente.


Terceiro, em relação ao futebol (hããn?...o que tem a ver??): calma, eu explico...pô, pensa comigo: hoje o Corinthians ganhou o jogo contra o Juventude...você acha que realmente é uma mera coincidência o acontecimento deste fato raro, e aquela missa que foi celebrada pelo papa, no Pacaembu, alguns dias atrás?? Ah não, aí tem coisa!
E particularmente eu não gostei muito dessa visita, analisando o campo futebolístico...enquanto Bento esteve aqui, o Flamengo foi eliminado da Libertadores e levou um sacode já na estréia do Brasileirão...esse papa não é flamenguista!

Mas o pior talvez tenha sido assistir agora pouco uns trechos do fantástico “Fantástico” mostrando onde o papa ficou, o quarto que usou, a cama que dormiu, etc, e ainda ouvir o comentário da repórter de que Bento XVI voltou para a Itália um pouco mais gordo...
hahaha, interessantíssimo isso!

Mas, como balanço geral, não acho que tudo tenha sido necessariamente ruim. Afinal, se a religião é mesmo o ópio do povo, como pensava Marx, então o povo brasileiro está, agora, especialmente mais feliz.

4 Comments:

Postar um comentário

<< Home